Comunidade de São Luís

A comunidade de São Luís tem uma dinâmica diferente das outras comunidades, aqui tem uma divisão em grupos com reuniões semanais em dias diferentes.
Os grupos são: São Paulo, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora do Lar, Nossa Senhora da Paz e Dom Bosco.
um pouco da história dos grupos.
Grupo Nossa Senhora da Guia

o Grupo Nossa Senhora da Guia, nasce de um momento especial com a criação da Paróquia Santa Cruz, desta formas todos os grupos de cursilho faziam parte da Paróquia São Luiz Gonzaga.
Com a criação da nova Paróquia, o Padre Cornélio (na época pároco da Igreja São Luiz Gonzaga), pediu a alguns cursilhistas que haveria a necessidade de fundar um grupo na nova paróquia com pessoas que já tinham experiência com o movimento e que conheciam algumas pessoas naquela região para que pudesse encontrar pessoas da comunidade local que gostaria de participar e servir à nova Paróquia.
Na época o grupo São Pedro tinha muitos integrantes, então algumas pessoas que moravam na região da Paróquia Santa Cruz pela circunstância do pedido, foram para lá e criou o Grupo Nossa Senhora da Guia, no ano de 1984. Seus fundadores foram: José Divino e Derci, Valdemar e Ana Lúcia, Valdivino Miguel e Maria Aurora, Demarinho e Maura. Destes, ainda são membros atuantes: José Divino, Derci e Ana Lúcia (viúva de Valdemar).
Hoje este grupo possui vários membros atuantes e continua servindo a comunidade Santa Cruz e ao M.C.C, Graças a Deus deu certo a criação deste grupo com a graça de Deus, e é um grupo unido e que desempenha as suas funções com a maior humildade e que a cada dia procura sempre estar exercendo o papel de servir a comunidade.
Relatou a respeito à história do Grupo de Curcilho e Cristandade Nossa Senhora da Guia a Srª DERCI NASCIMENTO CORREIA.

GRUPO NOSSA SENHORA DA PAZ 

REUNIÕES: todas as segunda feiras, as 20:00 horas.
Como surgiu o GRUPO NOSSA SENHORA DA PAZ
criado em 1985 pelos casais Jair Neves e M° da Luz, Adones e Aldaira, José Pires e Ivani, Umbelino e Aparecida. Participando de uma jornada Cristã, ministrada pelo Pe. Antônio das Mercês Gomes, em São Luis estes casais foram convidados para fazer o cursilho de cristandade, por Dona Maria Amélia e Senhor Alípio.
Desta forma, 1985 participaram do cursilho de cristandade, em São Luis., sendo convidados para criar um novo grupo com acompanhamento dos cursilhistas Alípio e Maria Amélia, Divino Alves e Antônia, Sebastião e Maria Felício, teno aprovação do vigario Pe. Cornélio e Ir. Inês,  fundado assim  GRUPO NOSSA SENHORA DA PAZ.
O grupo desempenhou-se muitos bem, fazendo reuniões semanais fazendo planos discutindo vários assuntos para a evangelização, realizou vários encontros de casais, uniram vários casais que estava amasiados fazendo com que eles realizassem o sacramento do matrimonio, muitas pessoas também foram batizadas.
No longo deste anos o grupo cresceu muitos e vários casais fizeram o cursilho, uns afastaram-se mas o maioria continua firme no seu compromisso de Cristão evangelizado, portanto e com a Graça de Deus e com o amor de nosso Senhor Jesus Cristo e com a força do Espirito Santo é que aqui esta a verdadeira e grande família cursilista, O GRUPO NOSSA SENHORA DA PAZ.


GRUPO DOM BOSCO
Reuniões as quintas feiras as 20horas
  
O grupo Dom Bosco é o primeiro a ser criado em São Luís em 1972, pelo então Altamiro Prudente, sendo este nomeado pelo Bispo Dom Stanislau para ser o Coordenador do GED da Diocese este aceito o chamado e plantou a semente para o nascimento de outros grupos de cursilhos em nossa cidade. Muitas lideranças importantes nasceram deste grupo. proximo de completar 40 anos de existencia o grupo premance firme na caminhada e sempre pronto para dar testemunho de cristãos comprometidos.