quinta-feira, 17 de maio de 2012

O QUE A CRIANÇA DEVE SEGUIR

ensinai as crianças

Atualmente é extremamente comum ouvirmos de alguns pais irresponsáveis argumentos do tipo “não iremos batizar meu filho, porque quero que ele escolha a religião que seguirá”, “Não quero que meu filho seja pressionado a ir à igreja” ou coisas afins. Com um total descaso ao sacramento do batismo e a vida cristã como um todo, esses pais acabam por colocarem a alma de seus filhos em perigo mortal. Diz-nos a Sagrada Escritura:
 “Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.” (Provérbios 22:6)
A obviedade da narração da passagem bíblica dispensa explicações. Somente nossos irmãos que se se converteram após estarem adultos conseguem abrir os olhos verdadeiramente para os reais problemas que uma alma passa ao ficar longe de Nosso Senhor. Iremos discorrer nesse texto sobre a colocação infelizmente cada vez mais comum “não iremos batizar meu filho, porque quero que ele escolha a religião que seguirá” Coloquemos essa situação e vejamos se condiz a outras atitudes que os pais tomam com os filhos. Os ditos pais modernos poderiam dizer: “Não registrarei um filho esperarei ele criar consciência para saber qual nome ele prefere” ,“não irei ensinar meu filho a falar português, porque quero que ele escolha o idioma que falará”, “Não vou ensinar meu filho a andar, quero que ele decida se quer faze-lo ou engatinhar” ou “Não, meu filho deve escolher se quer ou não ir à escola”… Entretanto o que vemos são crianças que sequer nasceram e os pais já decidiram a profissão, time que irão torcer, a profissão que terão e o nível de escolaridade que ele irá ter… Deus não é nenhum peso sobre nós, nós podemos e devemos ensinar as crianças a conhecer e amar a Nosso Senhor. Deveria ser-nos no mínimo escandaloso vermos pais acharem extremamente comum ensinar aos seus filhos palavrões e gestos obscenos, mas consideram orações como um peso. E qual é a obrigação dos pais? Pergunta o catecismo menor de São Pio X:
Os pais e patrões estão obrigados a mandar ao catecismo os seus filhos e dependentes? Os pais e patrões são obrigados a procurar que seus filhos e dependentes aprendam a Doutrina Cristã; e são culpados diante de Deus, se desprezarem esta obrigação.
É obrigação de todos os cristãos encaminharem seus filhos no caminho do Senhor. Para concluirmos essa reflexão tomaremos de mais um exemplo: Imaginemos que o governo desse a todos recém-nascidos a quantia de 1 milhão de reais a tudo o que os pais devessem fazer para recebe-la é apenas registrar seus filhos. Nós naturalmente acharíamos o cumulo da burrice todos os pais que não fossem atrás dessa impressionante quantia, entretanto ao não dar o batismo e uma formação católica aos nossos filhos nós não estamos apenas fazendo descaso com um milhão de reais, mas com a graça de Deus que quantia alguma poderá pagar. RETIRADO DO SITE DA SANTA IGREJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário